Contando Histórias
Minha Escolinha Acessível
O curso "Contando Histórias - Minha Escolinha Acessível" é uma formação essencial para professores do Ministério Infantil, pais e profissionais que desejam promover a inclusão de todas as crianças através da contação de histórias. Com foco em técnicas adaptadas para diferentes necessidades, cada módulo oferece ferramentas e estratégias para tornar as histórias acessíveis e envolventes para todas as crianças, independentemente de suas habilidades.
Módulo 1: Contação de Histórias para Crianças Surdas (Michele Estrela)
Michele Estrela demonstra técnicas e abordagens para a contação de histórias inclusiva para crianças surdas. O módulo explora o uso de Libras (Língua Brasileira de Sinais), expressões faciais e corporais para tornar as histórias envolventes e acessíveis, promovendo a participação e o encantamento das crianças surdas.
Módulo 2: Contação de Histórias para Crianças Cegas (Juliana)
Juliana oferece estratégias eficazes para a contação de histórias adaptadas a crianças cegas. Este módulo ensina como utilizar descrições detalhadas, elementos táteis e recursos auditivos para criar uma experiência rica e imaginativa, garantindo que as crianças cegas possam vivenciar plenamente as histórias contadas.
Módulo 3: Contação de Histórias para Crianças com Espectro do Autismo (Fabiana Gimenez)
Fabiana Gimenez apresenta técnicas de contação de histórias adaptadas para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O módulo aborda a importância de uma linguagem clara, previsibilidade, uso de recursos visuais e sensoriais, e a criação de um ambiente acolhedor para engajar e estimular a imaginação dessas crianças.
Módulo 4: Materiais e Recursos (Psicopedagoga Lia)
A psicopedagoga Lia compartilha uma variedade de materiais e recursos pedagógicos inclusivos que podem ser utilizados em sala de aula para atender às necessidades diversas das crianças. Este módulo abrange desde livros adaptados e brinquedos educativos até tecnologias assistivas, oferecendo ferramentas práticas para criar um ambiente de aprendizagem acessível e estimulante.
Módulo 5: Desenho Universal para Aprendizagem (Katia Quadros)
Katia Quadros explora o conceito de Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) e sua aplicação prática na Escolinha Sabatina. O módulo destaca princípios e estratégias para criar currículos e atividades que atendam a todos os alunos, independentemente de suas habilidades ou necessidades, promovendo uma educação verdadeiramente inclusiva e equitativa.
Este curso é ideal para todos que buscam fomentar um ambiente de aprendizagem acessível, envolvente e inclusivo, garantindo que cada criança tenha a oportunidade de se encantar e aprender com as histórias.
Deficiência Física - Práticas e Intervenções
Estratégias e Soluções para Apoiar Pessoas com Deficiência Física e Mobilidade Reduzida
Este curso oferece uma formação abrangente para apoiar e promover a inclusão de pessoas com deficiência física em diversas áreas da vida comunitária. Com foco em práticas acolhedoras, adequações ambientais e atividades adaptadas, os módulos são ministrados por especialistas que compartilham estratégias eficazes e baseadas em evidências.
MÓDULO 1: Acolhimento de Crianças com Deficiência pelo MDA e MCA (Josmar Galvão)
Aprenda técnicas e abordagens para acolher crianças com deficiência nos programas Ministério de Desenvolvimento Infantil (MDA) e Ministério de Crianças e Adolescentes (MCA), criando um ambiente inclusivo e acolhedor que favoreça o desenvolvimento integral.
MÓDULO 2: Adequações dos Espaços Físicos da Igreja de Acordo com a Legislação Vigente (Gustavo Lucho)
Descubra como adaptar os espaços físicos da igreja para garantir acessibilidade, conforme as normas e regulamentos vigentes. Este módulo oferece um guia prático para implementar mudanças que promovam a inclusão e participação de todos os membros da comunidade.
MÓDULO 3: Propostas de Atendimento e Atividades para Idosos e Pessoas com Mobilidade Reduzida (Pr. André Luz e Fisioterapeuta Sérgio Joaquim)
Explore propostas de atendimento personalizado e atividades adaptadas para idosos e pessoas com mobilidade reduzida. Combinando insights de um líder religioso e um fisioterapeuta, este módulo aborda desde exercícios físicos até apoio emocional e espiritual, visando melhorar a qualidade de vida e a inclusão desses grupos.
Este curso é essencial para líderes comunitários, educadores, profissionais de saúde e qualquer pessoa interessada em promover a inclusão e o bem-estar de pessoas com deficiência física.
Descobrindo o Mundo Tátil
Ferramentas e Técnicas para a Inclusão de Pessoas com Deficiência Visual
O curso "Descobrindo o Mundo Tátil" oferece uma formação completa para aqueles que desejam promover a inclusão e autonomia de pessoas com deficiência visual. Dividido em quatro módulos abrangentes, o curso aborda:
Módulo 1: Introdução ao Sistema Braille - Conheça a história, a estrutura e a importância do Braille, aprendendo os princípios básicos para leitura e escrita neste sistema tátil essencial.
Módulo 2: Tecnologia Assistiva - Explore as mais recentes inovações tecnológicas que auxiliam na comunicação, educação e independência das pessoas com deficiência visual.
Módulo 3: Técnicas de Guia Vidente - Aprenda métodos eficazes para atuar como guia vidente, promovendo mobilidade segura e confortável para aqueles com deficiência visual.
Módulo 4: Orientação e Mobilidade - Desenvolva habilidades práticas de orientação e mobilidade, capacitando as pessoas com deficiência visual a navegarem de forma independente em diferentes ambientes.
Este curso é ideal para educadores, familiares, profissionais da área de acessibilidade e qualquer pessoa comprometida com a construção de uma sociedade mais inclusiva.
Direito ao Credo
Promovendo Inclusão Espiritual: Políticas Públicas para Acessibilidade Religiosa
Nesta videoaula, o Diretor do Departamento de Diversidade e Inclusão do Governo do Estado do Rio Grande do Sul oferece uma análise detalhada das políticas públicas que garantem a acessibilidade e o direito ao culto para pessoas com deficiência. Explorando aspectos legais e práticos, a aula aborda como a legislação brasileira protege e promove a inclusão dessas pessoas em ambientes religiosos. Você aprenderá sobre as obrigações das instituições religiosas em termos de acessibilidade, exemplos de boas práticas e como essas medidas impactam positivamente a participação das pessoas com deficiência na vida comunitária e espiritual. Esta videoaula é essencial para líderes religiosos, profissionais de acessibilidade, formuladores de políticas públicas e todos aqueles comprometidos com a construção de uma sociedade mais inclusiva.
Luto, Como Lidar Com a Dor do Outro
Guiando e Acolhendo: Técnicas e Estratégias para Apoiar Quem Está Enlutado
Este curso aborda de forma abrangente e compassiva as várias facetas do luto e oferece orientações valiosas para aqueles que desejam fornecer apoio e conforto a pessoas enlutadas. Com a contribuição de renomados especialistas em diferentes áreas, cada módulo oferece insights e estratégias úteis para lidar com diferentes aspectos do processo de luto.
Módulos:
- MÓDULO 1 - O Luto Infantil (Dra. Maria Heloisa Furtado)
- Compreensão das complexidades do luto infantil e estratégias para oferecer apoio eficaz às crianças enlutadas.
- MÓDULO 2 - Apoio em Questões Jurídicas que Envolvem o Luto (Dra. Fátima Farias)
- Orientações legais e práticas para lidar com questões jurídicas relacionadas ao luto, incluindo herança e procedimentos legais.
- MÓDULO 3 - Velório - Como a Recepção e Diaconato Podem Trazer Carinho e Conforto Nesse Momento. (Lucilene Brits e Clélia Giordani)
- Sugestões para proporcionar um ambiente acolhedor e reconfortante durante os rituais de despedida, com foco na recepção e no apoio espiritual.
- MÓDULO 4 - O Luto das Doenças Terminais (Dra. Ana Tereza)
- Abordagem sensível e prática sobre como lidar com o luto antecipado e o processo de luto após a perda de entes queridos para doenças terminais.
- MÓDULO 5 - Não Aumente a Minha Dor [Dra. Rejane Richter e Kátia Quadros]
- Diretrizes e conselhos para oferecer suporte empático e evitar comportamentos que possam intensificar a dor da pessoa enlutada.
- MÓDULO 6 - Sinalário de Acolhimento (Kátia Quadros)
- Exploração de estratégias de comunicação e expressão de empatia para oferecer um ambiente de acolhimento e apoio aos surdos enlutados.
Recepção Humanizada
As pessoas vão aonde são bem-vindas, mas permanecem onde são valorizadas.
A RECEPÇÃO de nossas igrejas deve transparecer os 4As da boa receptividade, entretanto esses 4As devem ser aderidos por toda a igreja, em todos os seus departamentos e ministérios. São eles: AMAR, ACOLHER, ATENDER E ACOMPANHAR; quatro verbos que nos tornam uma Igreja Acolhedora.
Nossos templos necessitam ser um refúgio contra a maldade, violência, desamor e desigualdade do mundo, logo um lugar em que todos sejam iguais e um em CRISTO, mas isso será uma realidade somente quando aprendermos a Amar, Acolher, Atender e Acompanhar os que adentram pelas portas da casa de Deus. Uma igreja calorosa, amiga, atenciosa e preocupada em atender bem a todos fará a diferença na vida daqueles que buscam encontrar respostas para suas ansiedades.
"Você, líder do Ministério da Recepção, é responsável em liderar um movimento para mudar a realidade e tornar a sua igreja mais humana. Recepcionar é mais do que uma arte, é uma expressão do amor que nos liga a Deus. O Senhor quer que sejamos recepcionistas das portas do Seu Templo e Ele espera que façamos o nosso melhor, que amemos, acolhamos, atendamos e acompanhemos as pessoas assim como Ele faz conosco.
Seja um líder espiritual e cumpra a missão de tornar a sua igreja tão acolhedora quanto o coração de Deus."
Kátia Quadros
Coordenadora do MAP USB
- MÓDULO 1 - Recepção Acolhedora
- MÓDULO 2 - Como Recepcionar uma pessoa Cega ou com Baixa Visão
- MÓDULO 3 - Como Recepcionar uma Pessoa Surda
- MÓDULO 4 - Sinalário Básico de Atendimento
Glosa Tradutória
Prática e Reflexão Sobre o Ato de Interpretar Músicas
O ato de interpretar músicas não é apenas sinalizar sinal após sinal. A interpretação precisa ser reflexiva caso contrário o ato de sinalizar sinal após sinal é chamado de português sinalizado. A música não faz parte da cultura surda, dessa forma, para transmitir a emoção, o contexto e toda a informação que uma música trás consigo é necessário muita prática.
A criação de uma glosa tradutória serve para termos esse momento de reflexão, retirando os elementos da língua portuguesa desnecessários na sinalização, verificando os elementos e disponibilizando cada um no seu espaço.
Aproveite essa aula prática e se ficar com alguma dúvida use o espaço do fórum para suas perguntas.
Como Dar Estudo Bíblico Para Surdos
E se, de repente, entrasse um surdo na sua igreja querendo conhecer Jesus e Sua Palavra? O que você faria?
Quantos membros surdos você tem, frequentando sua igreja no momento? Você sabia que a comunidade surda é muito grande?! No ônibus que você pega para ir para o trabalho ou para a escola. No supermercado que você faz as suas compras tem um surdo cliente. Na loja onde você compra as suas roupas no shopping tem um surdo cliente e até mesmo um surdo funcionário., tem surdo até mesmo na plataforma Uber que você usa . Temos surdos a nossa volta o tempo todo, mas por que eles não estão em nossas igrejas? A mensagem de salvação é para todos, não apenas para os ouvintes.
“Se nós nos humilhássemos perante Deus e fôssemos bondosos e corteses, compassivos e piedosos haveríamos uma centena de conversos à verdade onde há apenas um agora”.
Ellen G. White. Beneficência Social, p. 86.
Não se desespere, aqui nesse curso vamos te dar muitas dicas e ferramentas que você poderá utilizar para dar a atenção necessária que essa pessoa precisa para se sentir acolhida pela Igreja.
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MÓDULO 1 - A arte de dar estudo bíblico
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MÓDULO 2 - De surdo para surdo
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MÓDULO 3 - De ouvinte para surdo
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MÓDULO 4 - Sinalário Religioso - Livros da Bíblia
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MÓDULO 5 - Sinalário Religioso - Personagens Bíblicos
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MÓDULO 6 - Sinalário Religioso - Lugares e Sinais Bíblicos Diversos
Como criar um PGVR
Você sabe o que é um PGVR?
Sabe quando e como começou o PGVR aqui no Brasil? Sabe qual seu objetivo principal?
Quem pode participar? Como são as reuniões?
Ismael Sbrissa, regional do Ministério dos Cegos e Baixa Visão para a ASR, irá explicar todos esses detalhes para que você possa entender como funciona um Pequeno Grupo Visão Real e assim iniciar essa ferramenta evangelística em sua igreja também.